domingo, 20 de maio de 2012

Conclusão

        Diante dos dados coletados com base na posição da fachada do ambiente que é Noroeste. Pode-se relatar que ha um aquecimento local desfavorável pela grande incidência solar no local. A entrada da ventilação é oriunda do home office e percorre a circulação (em frente da porta do quarto escolhido). Então, para que houvesse uma ventilação neste ambiente seria necessário fazer uma abertura na parede onde a porta está fixada e uma janela tipo veneziana no sentido vertical, com o intuito de deslocar o ar para que haja um melhor conforto térmico deste quarto mas, esta atitude afetaria a circulação da casa (a deixaria mais estreita quando a veneziana estivesse aberta) e, isto causaria um desconforto ao acessá-la.
       A proteção existente (toldo) reduz um pouco a incidência solar, porém, não a soluciona este problema como um todo. Para que este artefato fosse totalmente eficaz, o mesmo deveria ter um comprimento maior. O que esteticamente não agradável, já que também considero este tipo de intervenção (o uso de toldo) feia de qualquer jeito.
       Resido em um edifício, e uma das regras do local é: não permitir alterações na fachada. Com isto, não há possibilidades de aplicar outros tipos de vedação (veneziana, brises, etc).
       Portanto, infelizmente não há como aplicar outros métodos neste ambiente para que esse desconforto seja reduzido através de meios sustentáveis. Sendo assim inevitavelmente a opção de fazer uso de metódos alternativos.

Um comentário:

  1. Oi, Karine! Bom trabalho! Faço apenas algumas observações.

    Eu a acompanhei, já conheço seu apartamento e entorno, sei sobre o toldo e sua ideia para a ventilação, certo? Mas, para alguém que não conhece, não sei se é possível compreender a situação analisada. Por exemplo, você falou: "A proteção existente diminui a incidência solar", mas não disse ou mostrou do que se trata. Neste caso, você poderia fazer uma referência à postagem na qual você faz a máscara para o toldo, para deixar claro e justificado o seu argumento. Não acha?

    O objetivo com essa postagem final é que outros estudantes / arquitetos / pessoas que tenham situações similares em suas casas possam, aqui nos blogs de vocês, encontrar soluções interessante e inspiradoras para os problemas de conforto térmico de suas residências. Para isso, seria bom mostrar o passo a passo resumido do que levou às suas análises e decisões projetuais.

    Se quiser trabalhar um pouco mais nisso, posso rever o blog na quinta-feira.

    Algum progresso na máscara de sombra do entorno?

    Beijos!
    Denise

    ResponderExcluir