sábado, 11 de fevereiro de 2012

Arquitetura Sustentável

Diante da necessidade de construir e ter bens duráveis (dentro da arte de projetar) sejam eles imóveis, automóveis, móveis, ou outro objeto qualquer. É imprescindível que tenhamos um olhar voltado para a natureza. Desde a retidara da matéria-prima ao descarte do excesso de material utilizado para a elaboração e/ou execução do que foi planejado.
O Universo sofre com as mudanças causadas pelo o homem e dentro desta perspectiva de retorno, o homem está sofrendo também com as mudanças e com a devolução da Natureza devido aos descuidos provocados pelo bicho racional chamado homem.
Independente deste ciclo já estabelecido, é de fundamental importância promovermos melhorias neste processo e, neste momento a Arquitetura Sustentável é o pilar para esse início de transformação. É necessário que haja uma diminuição do impacto ambiental.
O uso da Arquitetura Sustentável, que faz uso de reciclagem, materais que ajudam na permeabilização, diminuição na produção de gases tóxicos com queimas de materiais, influencia fortemente tanto no profissional que planeja o ambiente, como os usuários, vizinhos, crianças ou até mesmo qualquer pessoa que tenha contato com este saber. Com isto, começa um trabalho de conscientização e educação ambiental.
Planejar de forma ecológica é um trabalho fantástico e cada vez mais fica explícito a necessidade que o Planeta precisa dessas mudanças de hábitos. E, dentro deste contexto os arquitetos possuem um suposto lugar de valor para a colaboração dessas melhorias planejando ambientes mais agradáveis, sustentáveis, e tenhamos como mostrar aos nossos clientes que apesar do custo adicionado a este projeto o retorno será recompensatório no decorrer da sua utilização.
Então, vamos evoluir dentro da nossa profissão e também como pessoas que fazem uso temporário do Universo!!!

Um comentário:

  1. Bons argumentos, Karine!
    Faço uma ressalva apenas, que serve para você e seus colegas (que também parecem estar com essa mesma ideia): a arquitetura sustentável não é mais cara. Pelo contrário!!! Não há razão para haver custo adicionado ao projeto por ele ser bom e visar a sustentabilidade. É nosso dever mesmo fazer projetos bons e sustentáveis! É na construção que se pode economizar mais ainda – projetos sustentáveis tendem a reutilizar materiais e ter um bom planejamento da obra, fazendo com que também nesta etapa o cliente saia ganhando. E provável que a maior economia venha durante a utilização das edificações, quando o ar condicionado e as luzes artificiais – ora tão irresponsavelmente adotados – puderem ser dispensados. Ai, sim, você poderá concluir que fez realmente um bom projeto!

    ResponderExcluir